Curso de Fotografia acompanhou durante um ano “o ciclo de vida da Erada e Trigais”

Dezenas de pessoas estiveram presentes no passado sábado para a inauguração da exposição do curso de fotografia, na freguesia da Erada.

O curso administrado por Artur Lourenço contou com a participação de 13 alunos entre os 16 e os 73 anos e teve como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos básicos da arte fotográfica e também a divulgação da beleza e das atividades da freguesia.

O curso teve a duração de um ano e surgiu de um desafio lançado por uma das participantes, confessou o fotógrafo Artur Lourenço. O tema do projeto era a Erada e os Trigais e tinha como intuito acompanhar durante um ano o ciclo de vida da aldeia, uma vez que a freguesia não tinha até ao momento arquivo fotográfico que possa apresentar.

O resultado da exposição é “muito interessante e surpreendente” realçou Artur Lourenço à nossa reportagem, uma vez que a idade e a profissão dos participantes é muito variável. Salientou ainda que a partilha de experiências foi ainda maior e o curso ajudou a que as pessoas da mesma freguesia se passassem a conhecer melhor.

Cláudia Paulo, participante do curso, amadora na área fotográfica, denotou que “o curso foi um desafio que não estava à espera que chegasse a este ponto”, ressalvando que aprendeu muito com o fotógrafo Artur Lourenço. A participante demonstrou um grande orgulho no trabalho final, assegurando que “perspetiva” foi a palavra chave do projeto realizado na Erada.

Continuar com este projeto é uma vontade da Junta de Freguesia, manifestou o presidente João Ramos Almeida, afirmando que esta iniciativa, apoiada a cem por cento pela freguesia, foi muito “alucinante” e “muito boa”.

A exposição vai ficar patente ao público até ao final de setembro, no salão da Junta de Freguesia. O curso teve o apoio da Junta, da Câmara Municipal da Covilhã, Colorfoto e do MAP Creative Studios.