FIAR: “Base do projeto é cada um ser especialista na sua própria vida”

Os ensaios para o teatro comunitário do Projeto FIAR continuam, naquele que é um processo “muito rico onde metemos tudo no mesmo baú e depois começar a escolher”, explicou à RCC Marco Ferreira, diretor da peça teatral.

“Temos um grupo muito heterogéneo com propostas muito diversas” refere Marco Ferreira, explicando que “é essa a base do projeto, cada um de nós ser especialista nas nossas próprias vidas”.

Este espetáculo tem a finalidade de “mostrar que temos a capacidade de nos observarmos em ação, uma consciência que é transformadora”, acrescenta ainda Marco Ferreira. A essência é “observarmos os outros e sermos atores e espectadores ao mesmo tempo”.

Elisabete Teixeira, empregada de escritório de 66 anos, é uma das participantes no projeto e é o primeiro contacto que tem com o teatro. “É uma boa experiência e uma maneira de percebermos que a vida não é só trabalho”, refere Elisabete.

“É muito gratificante vir para aqui no fim de um dia de trabalho, termos este convívio com estas pessoas e ver o sacrifício que a organização faz para nos proporcionar algo diferente”, salienta Elisabete Teixeira. No projeto estão ainda a participar algumas crianças e Elisabete admite que “aprende muito com elas”.

Recorde-se que a apresentação do teatro do Projeto Fiar está agendada para o dia 5 de setembro, no Largo do Calvário, no âmbito do Festival Portas do Sol.