FIAR: Com participantes dos 6 aos 80 anos espetáculo já está em preparação

O projeto FIAR iniciou-se na segunda-feira com cerca de 22 pessoas com idades compreendidas entre os 6 e os 80 anos, tendo no fechar da semana chegado aos 26 participantes, números que “não se podem comparar com os últimos dois anos face à realidade que vivemos”, disse à RCC, Rui Pires, da ASTA.

No entanto, Rui Pires refere “que ter este número é bastante significativo, porque significa que são pessoas de coragem e com muita vontade de fazer teatro que supera o medo ao vírus”. Os ensaios estão a decorrer dentro das normas da Direção-Geral da Saúde, com o uso de máscara a ser obrigatório, frisa.

O espetáculo “está a ser construído por todos os participantes”, descreve Rui Pires. “Fizemos uma recolha sobre os municípios que participam no projeto, entre histórias reais e fictícias e juntando com a história de vida dos participantes, vamos construí-lo”, explica Rui Pires.

Alguns dos 26 participantes estão “a ter o primeiro contacto com o teatro”, explica Rui Pires. A equipa é ainda composta por mais 10 membros da ASTA.

O espetáculo estreia na Covilhã já no próximo dia 5 de setembro.