Desafio inovador leva ciclistas amadores à Serra da Estrela

A pandemia da covid-19 impede a realização de vários eventos de grande dimensão e de massas como o Granfondo Serra da Estrela, mas os ciclistas amadores podem enfrentar as encostas da Serra da Estrela, participando de um desafio baseado num conceito inovador que vai decorrer de 15 de agosto a 18 de Outubro, o Serra da Estrela Riders Challenge.

O conceito deste desafio de ciclismo de estrada passa por cumprir 3 etapas, correspondentes a 3 circuitos desenhados nas vertentes que rodeiam o maciço central, com inícios e finais em Manteigas e em Seia.  Ao contrário dos eventos com data e hora específica, neste desafio os participantes têm cerca de dois meses para alcançarem o objetivo final, a conclusão das três etapas, podendo escolher dias e horários para cumprir os diversos trajetos.

Os ciclistas amadores que queiram participar terão uma plataforma “online”, que lhes permite ter toda a informação disponível para usufruírem das subidas à serra.

“Pela força das contingências que vivemos e impossibilitados de fazer os grandes eventos nesta altura, procuramos que a plataforma sirva para, individualmente ou em grupo, haver a capacidade de manter esta modalidade. Trata-se de uma forma de poder fazer eventos mais singulares ao longo do ano e permitir a atração à Serra da Estrela, permitindo que os hotéis e a restauração possam continuar a captar pessoas”, disse o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, na apresentação do evento que decorreu esta sexta-feira na Torre.

O evento é organizado pela Ultra Spirit Sports e pelo Clube Chronos tem o apoio do Turismo do Centro e das câmaras municipais de Manteigas e Seia.