Câmara de Comércio da Rússia em Portugal “vê várias oportunidades de negócio no interior”

A Câmara do Comércio da Região das Beiras reuniu com a sua congénere Russa em Portugal para a assinatura de um protocolo entre ambas, com o objetivo comum de “contribuir para a dinamização da economia dos dois países, através da promoção de contactos empresariais e divulgação turística”, refere a agência Lusa.

“A Câmara de Comércio da Rússia em Portugal vê várias oportunidades de negócio com empresas do interior do país e está disponível para promover esse intercâmbio”, apontou na sessão o presidente daquele organismo, Igor Zolkin. “Estamos a fazer isto, não porque quiséssemos assinar mais um acordo de colaboração. Estamos a fazer isto porque já temos alguns projetos conjuntos para realizar”, acrescentou ainda.

Outra oportunidade para Portugal prende-se com a possibilidade de atrair turismo proveniente da Rússia para o território nacional, como apontou a presidente da Câmara de Comércio da Região das Beiras, Ana Correia. “Tudo isto significa que já temos uma interação entre as duas culturas e que a partir daqui vamos avançar para o negócio, promovendo as Beiras”, referiu.

Ana Correia anunciou ainda que já está a ser preparada a realização de um congresso económico a realizar na cidade do Fundão e que deverá contar com uma comitiva da localidade russa de Uvarovo, constituindo-se como uma oportunidade para os empresários dos dois territórios estabelecerem contactos e apresentarem as suas mais-valias.

O colóquio está a ser programado para novembro, mas a confirmação da data dependerá da evolução da situação pandémica. Além disso, segundo os responsáveis destas duas câmaras de comércio, também está a ser preparada uma geminação entre o Fundão (concelho com a maior área de produção de cereja em Portugal) e a localidade de Uvarovo, que é considerada a capital da ginga na Rússia.