Centro Social de Vila do Carvalho pretende ampliação do lar para mais 30 lugares

O Centro Social de Nossa Senhora da Conceição, em Vila do Carvalho, já entregou na Câmara Municipal da Covilhã um pedido de informação prévia para a obra de ampliação do centro, que permitirá criar lugar para mais 30 utentes no lar, disse à Rádio Covilhã o presidente da assembleia geral da instituição, avançando que para tal “será necessário mais um piso no edifício”.

Segundo João Quelhas Gaspar “este é o principal objetivo” porque um “lar com menos de 30 utentes não é viável”, sustentou, avançando também que “face à lista de espera com mais de cem pessoas”, esta seria a melhor forma de dar resposta “ao que a sociedade precisa”.

O responsável frisa também que em termos de gestão, “com os atuais utentes e mais esses 30 o lar teria uma maior robustez de funcionamento”, o que daria “maior segurança aos funcionários, porque o lar é o maior empregador da freguesia”, realçou.

O processo está ainda “no início” e representa um investimento de cerca de 700 mil euros. Quelhas Gaspar garante que a instituição está a “dar passos concretos para esta realização, para que o lar saia da situação em que está e fique financeiramente mais confortável”.

No que refere a contas, o presidente da assembleia geral vinca que desde que os atuais órgãos sociais tomaram posse, há um ano e meio, a situação se inverteu e passaram “de 14 mil euros negativos a 24 mil positivos”, esperando que a pandemia não tenha “impacto negativo nas contas”.