CHUCB está a recrutar para integração de equipa em projeto-piloto de Saúde Mental

O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira tem a decorrer o concurso para a bolsa de recrutamento para contratação de profissionais para integrarem a Equipa Comunitária de Saúde Mental para a Infância e Adolescência.

O concurso abrange as vagas para Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, Enfermeiro, Técnico Superior da área da Psicologia, Técnico Superior da área de Serviço Social e Técnico Superior Diagnóstico Terapêutica da área da Terapia Ocupacional.

A Equipa Comunitária de Saúde Mental para a Infância e Adolescência é um projeto-piloto que visa “aproximar os cuidados de saúde mental à comunidade”, explica Paula Correia, diretora do serviço de Psiquiatria para a Infância e Adolescência do CHUCB, em declarações à Rádio Clube da Covilhã. “Esta é uma mais-valia para nós melhorarmos os cuidados de saúde mental da infância e da adolescência”, acrescenta a pedopsiquiatra.

Esta equipa é criada no serviço local de saúde mental, “mas responsável pela prestação de cuidados globais de Saúde Mental a nível ambulatório” para promover a reabilitação e reintegração das crianças, desenvolvimento de estratégias de promoção da doença e de programas de prevenção, localizadas nos Centros de Saúde, refere Paula Correia.

A equipa, constituída por um médico da especialidade, dois enfermeiros, um psicólogo clínico, um técnico superior de Serviço Social, uma terapeuta ocupacional e um assistente técnico, “vai-se deslocar ao Centro de Saúde, com o objetivo de criar uma articulação real entre o trabalho hospitalar e os cuidados primários e “aumentar a eficiência dos profissionais e a satisfação dos utentes”, explica a pedopsiquiatra.

Paula Correia espera poder arrancar com o projeto “no fim de setembro, início de outubro”, sendo que vai começar no Centro de Saúde do Fundão e de Belmonte, para “depois se estender ao Centro de Saúde da Covilhã”.

O projeto piloto da Equipa Comunitária de Saúde Mental para a Infância e Adolescência é único na Região Centro e apenas um de três que existem no país, um na Região Norte e outra na Região de Lisboa e Vale do Tejo.