Fundão: Centro de Acolhimento de Empresas Tecnológicas pretende criar 900 postos de trabalho

O concurso público para a construção do Centro de Acolhimento de Empresas Tecnológicas no Fundão, obra integrada no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano município, inserida no programa Portugal 2020, está aberto até ao dia 15 de agosto, anunciou a Câmara Municipal em comunicado.

A obra consiste na construção de um edifício para acolhimento de empresas de base tecnológica, com vista a ampliar a oferta de espaços e serviços existentes na cidade, os quais apresentam atualmente lotação plena, sendo que o valor de preço base do procedimento é de 4.250.414,52€ (+ IVA) e o prazo de execução é de 540 dias.

O Centro de Acolhimento de Empresas Tecnológicas irá ficar situado junto dos edifícios do Centro de Negócios e Serviços Partilhados e da Incubadora instalada na antiga Praça, num espaço que é aos dias de hoje utilizado como parque de estacionamento.

O novo edifício será constituído por um parque de estacionamento para 58 automóveis (piso -1) destinado ao público; espaço de oficinas e laboratório (piso 0) com 1084 m2; espaços para empresas (pisos 1, 2 e 3) com um total de 3.767 m2 e pela cobertura com 1206 m2, que poderá ser visitada e usufruída, num edifício que permitirá a instalação de cerca de 900 novos postos de trabalho.

Este investimento visa “dar seguimento ao posicionamento do Fundão para atração de investimento, criação de emprego e fixação de pessoas, nomeadamente nas áreas tecnológicas, reforçando a resposta dada pelo ecossistema de inovação atual”, explica a autarquia.

Estas infraestruturas integram o Plano de Inovação do Fundão, que o município tem vindo a implementar desde 2013, e que “já permitiu atrair diversas empresas TICE, criar mais de 700 postos de trabalho qualificados nas áreas tecnológicas, gerar mais de 70 startups e dar suporte a mais de 200 projetos de investimento privado em diversas áreas de atividade”.