Já há investidores. Antigos escritórios das Minas da Panasqueira vão ser Pousada

O turismo é de “extrema importância” para o Couto Mineiro porque a “mina não é eterna” e o “futuro desta freguesia” passa por projetos como a criação desta Rota Turística, sustentou Joana Campos, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia de S. Francisco de Assis, que falava à margem da cerimónia de assinatura de protocolo entre as autarquias da Covilhã e do Fundão e o Turismo de Portugal para a criação de uma Rota Turística, que tem por base o património mineiro.

A autarca frisa que “há milhares de turistas que já nos visitam, graças ao Museu Mineiro”, mostrando-se convicta que a criação da rota “será o renascer do Couto Mineiro”.

Para além de atrair, é também necessário criar condições para que os turistas permaneçam mais tempo no território, e para isso está já em andamento a reconversão dos antigos escritórios da mina em Pousada, avançou Joana Campos.

Explica que o espaço foi cedido pela empresa Beiral Tin à Junta de Freguesia e já tem “investidores privados interessados no projeto, que não está mais avançado devido à pandemia”, sustentou ainda a presidente de Junta.

Joana Campos não tem dúvidas de que “finalmente estão a ser dados os passos certos para a reconversão do passivo ambiental deixado pelas Minas”. Salienta que “se for deixado ao abandono continuará a paisagem degradante”, frisando que “o turismo e requalificação ambiental” são as apostas certas.

Imagem Arquivo