Covibus: Trabalhadores descontentes paralisam transportes públicos

Os trabalhadores da Covibus estão hoje a manifestar-se junto à Câmara Municipal da Covilhã para a sensibilizar “para um problema que está criado”, explicou Manuel Castelão, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos (STRUP).

“Isto não é uma greve, é uma ação espontânea que saiu da vontade dos trabalhadores”, referiu Manuel Castelão, salientando que esta é uma situação em que “trabalhadores com 11 anos na Covibus e a proposta que têm é ir para a nova entidade patronal com um contrato de 6 meses”.

“Neste momento existiam melhores alternativas que agradavam a todas as partes”, frisa o coordenador do STRUP, como o colocar de “um parágrafo no novo contrato a atribuir a responsabilidade dos trabalhadores à nova concessão”. Uma norma que salvaguarde os contratos dos trabalhadores “e temos o problema resolvido”, frisa Manuel Castelão.

“É com muita mágoa que sentimos que este prejuízo também caia em cima dos trabalhadores, mas era a nossa única alternativa”, explica o coordenador, acrescentando que “se a reunião na Câmara resolver o problema, os trabalhadores regressam ao trabalho ainda hoje”.

Está agora a decorrer (11h40) na Câmara Municipal uma segunda reunião com o Vereador José Miguel Oliveira, que definirá o futuro dos trabalhadores e ditar o fim, ou não, da paralisação.