Governo canaliza 63 milhões de euros para medidas de apoio a quem vier trabalhar para o Interior

O Governo vai canalizar 63 milhões de euros para as duas medidas previstas no Programa de Valorização do Interior, nas vertentes de apoio à mobilidade de trabalhadores do litoral para o interior, e de apoio à contratação para empresas com atividade no interior.

Para a medida Emprego Interior Mais, as candidaturas abrem já esta quinta-feira, no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional, sendo que devem ser submetidas no prazo de 90 dias seguintes à celebração de contrato de trabalho ou da criação do próprio emprego ou empresa. Esta medida visa “promover a mobilidade geográfica de trabalhadores e a sua fixação em territórios do Interior”, refere o governo em comunicado.

Esta medida abrange contratos de trabalho por conta de outrem (sem termo, a termo certo com duração inicial igual ou superior a 12 meses e a termo incerto, quando a duração previsível seja igual ou superior a 12 meses) e a criação do próprio emprego ou empresa, em local situado em território do interior, à qual esteja associada a mudança de residência.

A medida +CO3SO Emprego Interior está disponível desde o final de julho e apoia a contratação de trabalhadores, preferencialmente qualificados, por parte de PME já existentes ou a criar e com atividade no interior.

No âmbito do + CO3SO Emprego Interior, o apoio é pago à empresa durante 36 meses e pode atingir o valor de 1.900 euros por mês. No âmbito da medida Emprego Interior MAIS, o apoio é pago diretamente à pessoa/família que alterar a sua habitação, e pode atingir o valor global de 4.826 euros.

As medidas são financiadas com fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020.