Covid-19: Reitor da UBI apela a comportamentos responsáveis para evitar “surtos” graves

Após a confirmação de um caso de infeção por Covid-19 no seio da comunidade educativa, um estudante de doutoramento já em fase de investigação e por isso com uma rede de contactos muito reduzida na academia, o reitor da UBI, António Fidalgo, questionado pela Rádio Covilhã sobre o tema, apela aos estudantes que adotem comportamentos responsáveis.

António Fidalgo afirma que “o fundamental é que os casos sejam identificados o mais rapidamente possível para se promover ações de quarentena”, frisando que é importante, para isso, “a criação de zonas tampão”.

O Reitor afirma que há um caso, “mas outros irão, naturalmente, surgir ao longo do ano”, salientando que o importante “é evitar ao máximo o surtos que sejam uma ameaça para a comunidade educativa e para a comunidade urbana”, disse.

“Usar a máscara” é um gesto fundamental, considera o reitor, vincando que “é importante que todos se consciencializem disso”.

Para António Fidalgo conseguir identificar os contactos para que se possam isolar e testar é também fulcral, avançando que a própria UBI está “a trabalhar, dentro da universidade, para fazer testes no sentido de saber o mais rapidamente possível se há infeção ou não”, destacou.