Cidades Criativas da UNESCO: “Covilhã está no bom caminho”

No âmbito da candidatura a Cidade Criativa da UNESCO, a Câmara Municipal da Covilhã organizou uma conferência onde contou com a participação de várias cidades que já obtiveram essa distinção como Braga, Barcelos, Leiria, Óbidos, Idanha-a-Nova e Amarante e ainda de Sérgio Gorjão, Secretário Executivo da Comissão Nacional da UNESCO.

“Este é mais um passo dos tantos que temos para dar”, disse à nossa reportagem Regina Gouveia, vereadora da cultura na Câmara Municipal da Covilhã. “Este foi um evento muito simbólico”, refere a vereadora, salientando que “trouxe apoio, conteúdo, motivação e experiência, coisas fundamentais para sustentar este projeto”.

O próximo passo será reunir os parceiros e o conselho executivo estratégico “para trabalhar um plano de ação que já está delineado”, explicou ainda a vereadora.

Sérgio Gorjão, Secretário Executivo da Comissão Nacional da UNESCO, considera que a Covilhã “está no bom caminho, mas tem um longo percurso a percorrer”. “Seria muito útil que pudéssemos acolher a candidatura da Covilhã, pois Portugal ainda não tem nenhuma na área do design”, frisa ainda Sérgio Gorjão.

Recorde-se que a candidatura da Covilhã a cidade criativa da UNESCO, na vertente do design, está a ser preparada para ser apresentada em 2021.