Depois de casa cheia na Covilhã, FIAR apresenta-se na Guarda

Foi com casa cheia que estreou no sábado a peça de teatro do projeto comunitário “FIAR”, uma peça que uniu a comédia, ao suspense e juntou a história de 3 povos distintos, num cenário “pós-apocalíptico”.

“O género foi uma das coisas mais discutidas, brincámos com isso e conseguimos juntar um pouco de tudo”, explicou Marco Ferreira em declarações à RCC após a peça. “Fomo-nos inspirando muito a partir daquilo que as pessoas iam trazendo e dos jogos teatrais que íamos fazendo”, referiu.

“Procurámos ligar-nos a vários elementos”, salientou o diretor da peça, acrescentando que “é uma peça que pode levar a várias interpretações”.

Vítor Óscar, conhecido como Bitocas, diretor da parte sonora da peça, frisa que, o “que fascinou e interessou as pessoas foi partirmos de uma construção plástico-sonora, uma forma das pessoas poderem explorar”. “Cada carro tinha a sua própria sonoridade, e tentámos criar uma atmosfera de suspense”, refere Bitocas, acrescentando que, o material escolhido para cada carro foi selecionado consoante o som final.

“Este é um espetáculo que vai surpreender”, referiu Marco Ferreira, aludindo já às próximas apresentações que terão lugar na Guarda, Fundão, Belmonte e Sabugal.

António Ruas, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, marcou presença também na apresentação e referiu que “para perceber estes espetáculos é preciso ter imaginação”.

José Miguel Oliveira, vereador da Câmara Municipal da Covilhã, referiu que “este é um trabalho feito por voluntários, que se aventuraram nesta realização contemporânea”. “FIAR é o fio que nos une num território repleto de natureza, património e cultura”, salientou o vereador.
O teatro FIAR segue agora para a Guarda onde será apresentado na sexta-feira, no Largo do TMG.