WOOL, festival de arte urbana arranca hoje na Covilhã

WOOL, o mais antigo festival de Arte Urbana de Portugal, que surgiu em 2011 fruto de uma iniciativa privada, com o claro objetivo de homenagear a história e identidade única deste território, regressa ao centro histórico da Covilhã entre os dias 19 a 27 de setembro de 2020 para a sua sétima edição.

As intervenções e atividades que integram a programação WOOL 2020 contemplam Pintura Mural, Instalação, Estreia nacional do filme “Martha: A Picture Story”, conversas com artistas, visitas guiadas e workshops.

Nesta edição de 2020 estão agendadas 9 pinturas de murais, no Largo Dr. Valério de Morais e na Rua dos Bombeiros Voluntários, pelos espanhóis Jofre Oliveras e Alberto Montes. A artista portuguesa Catarina Glam vai pintar 6 murais, sendo até ao momento conhecidas a Travessa da Alegria, Rua das Portas do Sol e Rua do Castelo. Tiago Galo vai dar cor à cidade no Largo da Infantaria 21.

Nos dias 24 e 26 de setembro realizam-se as “Conversas”, a primeira com os artistas na Casa das Muralhas. A segunda, dia 26, no mesmo local, será com Rui Gaiola. No dia 25, no Pena d’Água Boutique Hotel será exibido o filme “Martha: A Picture Story”, que será uma estreia nacional.

Há espaço também para 2 workshops, um orientado por Rui Gaiola denominado “Fotografia de Viagem e Paisagem”, a realizar n’A Tentadora no dia 27 de setembro. A participação é gratuita e limitada a 10 pessoas. Também de participação gratuita é o workshop Estamparia com Carimbos, a realizar no Jardim Público, no sábado, 26 de setembro. A participação é limitada a 25 pessoas acima dos 14. As inscrições para os workshops devem ser realizadas através do email info@woolfest.org.

O festival conta ainda com 1 exposição, na rua 6 de setembro, do covilhanense Rui Gaiola, denominada Serra ao Alto, composta por 10 fotografias da Serra da Estrela.

Imagem: Pedro Seixo Rodrigues (Arquivo)