AAUBI e Oriental de S. Martinho unem-se para “reerguer andebol” na Covilhã

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior e o Oriental de São Martinho uniram-se para criar “uma parceria de sucesso” no andebol, à imagem do que foi feito com o Grupo Desportivo da Mata.

“Demos um passo para reerguer e desenvolver a modalidade do andebol”, referiu Ricardo Nora, presidente da AAUBI. “Com o dinamismo do Oriental de São Martinho a juntar-se à irreverência da AAUBI, a previsão é de sucesso tanto para a formação como para o Andebol Sénior”, frisa o jovem, em declarações à RCC. 

O presidente da direção do Oriental, Francisco Mota, salienta que para esta parceria o clube covilhanense “traz toda a sua história e a sua matriz, de trabalhar a formação das modalidades desportivos”. “Podemos oferecer a garantia que nos vamos entregar para que haja sucesso”, salienta, acrescentando que esta é “a primeira vez que o Oriental vai ter andebol”.

Francisco Mota destaca ainda que vai avançar com obras no pavilhão do Oriental, para que a formação possa acontecer ali, algo “muito importante para a associação”, referiu à nossa reportagem.

O vereador com o pelouro do Associativismo e do Desporto na Câmara Municipal da Covilhã, José Miguel Oliveira, mostrou-se “orgulhoso” pelo “ressurgimento da modalidade, através de um projeto colaborativo entre duas associações”. José Miguel Oliveira refere que “este é mais um bom projeto que vai abrir portas a outras colaborações, noutras modalidades”.

“Acredito piamente que a AAUBI e a Universidade da Beira Interior em conjunto com o associativismo covilhanense, podem ter um papel preponderante no ressurgimento de outras modalidades”, refere ainda o vereador.

João Silva, treinador do Andebol da AAUBI, vai ser o diretor técnico do projeto. “Queremos começar com os escalões entre os 6 e os 12 anos, mas se tivermos atletas e condições para mais, não fechamos a porta”, explica João Silva à RCC.

Para o início do projeto “está tudo pronto, mas a pandemia deixa as coisas em stand-by”, refere o diretor técnico, frisando que se não fosse isso “já tinha arrancado”. “Temos feito ações de demonstração em ATL’s da cidade, que é o que podemos”, explica João Silva.