CHUCB: Vagas de Internato médico devem estender-se a todo o país

João Casteleiro, presidente do Conselho de Administração do CHUCB, afirma que os Internatos Médicos “devem ter uma generalização maior”, vincando que “há muitos hospitais e especialistas com capacidade de formação e os colégios da especialidade não lhe concedem internos”.

João Casteleiro falava na abertura do III Encontro do Internato Médico da Zona Centro que decorreu, na segunda-feira, no auditório do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB).

O responsável frisa que “os colégios têm que ser facilitadores”, estendendo os “internatos do país”, sustentando que “há inúmeros especialistas que querem dar formação, que estão sedentos de o fazer”.

João Casteleiro congratulou-se com a realização deste encontro, que “aborda temáticas atuais e relevantes no percurso formativo dos internos, principalmente neste contexto epidemiológico”.

Ao longo do seu discurso, reconheceu o desempenho do interno, como uma “mais-valia para as instituições e os orientadores”, salientando que a sua formação não se resume aos conceitos médicos e práticas assistenciais, mas principalmente, trata-se de uma aprendizagem de relação, em que o interno aprende no seu contexto de trabalho, a relacionar-se com o utente, colega de especialidade e outros profissionais.

Na sessão participou também a diretora do Internato Médico do CHUCB, Arminda Jorge, que aproveitou o momento para agradecer a todos os internos que contribuíram e contribuem para o funcionamento eficaz dos serviços de saúde, nestes tempos mais difíceis.

O Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, dedicou as primeiras palavras do seu discurso a João Casteleiro, reconhecendo no seu Conselho de Administração e Diretora do Internato Médico, um grande incentivo à formação médica, revelando capacitação, interesse, disponibilidade em receber internos e promover um percurso formativo de qualidade. Neste sentido, Carlos Cortes, reiterou, na sua intervenção, a importância da qualidade e exigência nos internatos médicos, como requisitos essenciais para garantir a excelência dos cuidados de saúde.

Por fim e a encerrar a sua comunicação, o Presidente da SRCOM evidenciou o esforço e sensibilização da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos junto do poder político para solucionar os problemas de saúde nas regiões do Interior, demonstrando com a realização deste encontro na Covilhã, um sinal de descentralização, de proximidade e de preocupação com o que acontece no Interior do país.

Recorde-se que o III Encontro do Internato Médico da Zona Centro, sob o tema “Inovação, Adaptação e Resiliência”, é uma iniciativa promovida pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) e pela Comissão Regional do Internato Médico, em estreita colaboração com o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, que decorreu nos dias 14 e 15, em formato virtual e que visou evidenciar as práticas de excelência na formação médica na região centro.