CMC esclarece: Alteração do apoio da CIM BSE influencia preço dos transportes

Face às muitas duvidas que chegaram à Câmara da Covilhã, a autarquia enviou às redações uma nota de esclarecimento em que refere que a 11 de agosto o Conselho da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela deliberou “a alteração dos apoios à aquisição de passes normais em 40% e 60% para os adquirentes com mais de 65 anos e menos de 23, passando a vigorar, a partir do dia 1 de setembro, um único e novo apoio de 50% de redução do preço do passe a conceder a pessoas em situação de carência económica, comprovada pela Câmara Municipal da área de residência”. Descontos que estão relacionados com a aplicação do PART, Programa de Apoio à Redução Tarifária.

No documento, a CMC vinca que a “deliberação da CIM-BSE não tem qualquer relação com a alteração no serviço urbano de transporte rodoviário de passageiros que se registou na Covilhã na terça-feira, dia 1 de setembro. São dois factos distintos e independentes um do outro, que apenas coincidem na data em que se efetivaram”, sustenta.

A Câmara da Covilhã esclarece ainda que “mesmo que não tivesse ocorrido a alteração da empresa prestadora do serviço de transporte urbano rodoviário na Covilhã, o novo apoio à aquisição de passes, entraria sempre em vigor a 1 de setembro”.

A autarquia frisa ainda que a “aplicação do PART encontra-se em reavaliação até 31 de dezembro deste ano, tendo a CIM-BSE e os Município integrantes iniciado já contactos com o Governo no sentido de aumentar a dotação financeira deste importante programa que visa garantir a coesão territorial e a equidade entre as Áreas Metropolitanas de Lisboa/Porto e o restante território nacional”.

Recordamos que o Município da Covilhã determinou isentar de pagamento todo o serviço de transporte urbano entre os dias 1 e 6 de setembro, no sentido de minorar o impacto de eventuais constrangimentos e falhas que possam surgir nesta primeira fase de transição.