Mulher detida por maus tratos a animais. Resgatados 23 cães

O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Gouveia, deteve ontem, dia 2, uma mulher de 38 anos, pelo crime de maus-tratos a animais de companhia, naquele concelho.

Em comunicado a GNR explica que numa ação de fiscalização a um alojamento de cães sem fins lucrativos, verificou “as desadequadas condições” em que os animais eram mantidos. A mesma fonte sustenta que esta é uma situação “reincidente”, uma vez que o local “já havia sido fiscalizado noutras ocasiões” e sido elaborados “vários autos de contraordenação”.

Ontem, e após uma busca ao local, a Guarda constatou a existência de 23 cães, que se “apresentavam nitidamente mal-nutridos, com falta de cuidados veterinários e sem condições higiénicas e sanitárias, havendo espaços cobertos de dejetos”, descreve o documento, frisando que “um dos animais se encontrava já em estado de putrefação”.

Todos os animais eram detentores de identificação eletrónica, tendo sido apreendidos, ficando à guarda do Veterinário Municipal, que colaborou na ação.

A detida foi presente ao Tribunal Judicial de Gouveia, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.