PSD: Cláudia André visitou escolas e critica atuação do Ministério da Educação

A deputada Cláudia André, eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, visitou o Agrupamento de Escolas do Fundão e a Escola Profissional daquela cidade, na manhã do dia 14. Já no dia 15, marcou presença no Agrupamento de Escolas da Sertã e no final teceu duras críticas ao Ministério da Educação.

Para Cláudia André, as comunidades escolares “estão à sua sorte, com os poucos meios de sempre e unicamente dependentes da sua própria capacidade de resposta”.

A parlamentar afirmou que o discurso do Governo “não corresponde à realidade”, que o novo ano letivo só vai iniciar melhor graças ao “empenho de quem está no terreno, pois o Ministério não disponibiliza mais docentes, não disponibiliza mais assistentes operacionais ou administrativos, não disponibiliza mais computadores nem tratou de reforçar a rede para os locais onde esta não existe”. Cláudia André critica ainda o Ministério da Educação de não ter articulado “com as autarquias para o transporte escolar”.

Num ano fortemente marcado pelas medidas de contenção da covid-19, Cláudia André salienta que aos “pouquíssimos recursos que já existiam” as medidas do governo “chegaram tardias e genéricas. As escolas estão empenhadíssimas para que tudo corra o melhor possível, no entanto, só com o funcionamento diário das escolas se poderá aferir qual o sucesso dessas mesmas medidas”. Apesar disso, a parlamentar afirma ainda que as escolas se deparam com a “dificuldade em articular os horários escolares desfasados com a gestão do espaço/tempo de funcionamento dos refeitórios”.