Sindicatos lançam abaixo-assinado pela “reposição imediata” do preço dos passes

A União dos Sindicatos de Castelo Branco e a da Guarda estão a promover um abaixo-assinado, exigindo à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, e a cada uma das Câmaras, a “reposição da medida de redução do preço dos passes sociais, com efeitos retroativos a 1 de Setembro”, anunciaram as instituições em nota de imprensa.

As uniões de sindicatos avançam ainda que “caso esta exigência não seja satisfeita” estão disponíveis “para desenvolver todas as ações de luta que se venham a mostrar necessárias”.

O abaixo-assinado circulará nas empresas e locais de trabalho e junto da população, para que “obtenha o maior apoio possível no mais curto espaço de tempo e assim dar mais força à convocação das ações de luta que se venham a convocar”, explica ainda o documento.

Recordar que a União de Sindicatos de Castelo Branco, em comunicado já tinha exigido “a revogação da decisão” da CIM Beiras e Serra da Estrela de “proceder à alteração das regras de redução e limitação do apoio nos passes sociais dos transportes, limitando esta redução às famílias carenciadas”.

Segundo o documento, a USCB considera esta medida “discriminatória para as regiões do interior do país e em concreto das Beiras e Serra da Estrela, já que aqui são penalizados com aumentos injustificados enquanto nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto se mantêm os descontos no valor dos passes”.

A USCB responsabiliza ainda os presidentes das câmaras por este “atentado à já frágil situação financeira das populações e em particular dos trabalhadores que diariamente se deslocam para trabalhar e ganhar o sustento”.