WD Retail da Covilhã é “Empresa Gazela”. Na região há mais duas

O conceito de “Empresa Gazela”, assumido internacionalmente, corresponde a empresas jovens e com elevados ritmos de crescimento, sustentados ao longo do tempo. Correspondem a organizações inovadoras, capazes de se posicionarem de forma diferenciadora nos mercados, onde afirmam a sua competitividade e constroem sucesso a um ritmo acelerado.

Correspondem a uma pequena percentagem do universo empresarial, mas cada uma delas “vale ouro”, pois apresentam ritmos elevados de crescimento (acima de 20% ao ano) e de geração de postos de trabalho, mesmo em tempos de estagnação das economias.

A inventariação destas empresas é feita anualmente pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, CCDRC, e o concelho da Covilhã tem, em 2019, uma empresa entre as 112 da região centro, anunciou ontem aquele organismo.

Trata-se da WD Retail – Soluções para Ponto de Venda, Lda, na categoria de comércio por grosso não especializado.

Situada no Parque Industrial do Tortosendo, a WD Retail posiciona-se como uma empresa de serviços e produção direcionada para o design de produto, soluções de merchandising e trade marketing para o ponto de venda, fundada por uma equipa jovem e dinâmica, altamente experiente em design de produto, comunicação visual e marketing.

Oferece “soluções inovadoras e personalizadas, que por força do seu poder de diferenciação, criam um alto impacto no ambiente de loja, captando o interesse dos shoppers e incremento de vendas”, segundo a discrição no seu website.

Nos municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela há mais duas empresas que fazem parte da lista da CCDRC, a Imbatível Partilha, Unipessoal Lda, na categoria de construção de edifícios, da Guarda e de Manteigas a Miúdos Frenéticos, Unipessoal Lda, em comércio a retalho em supermercados e hipermercados.

A Região Centro conta, pela primeira vez, com mais de uma centena de empresas Gazela. São 112 empresas jovens que, num curto período de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios. Trata-se de uma reduzida percentagem do universo das empresas, presentes em todos os setores de atividade e diferenciando-se, também, pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco.

Ainda assim, em termos de distribuição geográfica, as empresas gazela estão bastante disseminadas pelo território, repartindo-se, em 2019, por 42 municípios da Região Centro, sendo os concelhos de Leiria (14), Coimbra (9) e Aveiro (8) os que têm um maior número, seguidos pelos municípios de Torres Vedras (7), Ourém (6), Caldas da Rainha e Alenquer (com 5, cada). Com quatro empresas gazela, encontram-se três municípios: Albergaria-a-Velha, Estarreja e Lourinhã. Os municípios de Figueira da Foz, Ílhavo, Ovar, Vagos e Viseu, apresentam três empresas gazela, cada. Em termos sub-regionais, destacam-se os territórios correspondentes às NUTS III da Região de Aveiro (29), do Oeste (25), da Região de Coimbra (21) e Região de Leiria (19).