Ana Leonor Santos preside à Comissão de Ética da UBI

Ana Leonor Santos foi eleita presidente da Comissão de Ética da Universidade da Beira Interior (CE-UBI). A docente da Faculdade de Arte e Letras (FAL) vai ocupar o cargo durante um ano, tendo como vice-presidente Graça Baltazar (Faculdade de Ciências da Saúde).

A escolha das duas responsáveis decorreu no dia 15 de setembro, data em que tomaram posse os novos elementos da CE-UBI.

Da atual composição fazem parte Amélia Maria Nunes (Faculdade de Ciências), Graça Baltazar, Luís Pais (Faculdade de Engenharia), Ricardo Rodrigues (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e Sara Velez Estevão (Faculdade de Artes e Letras), enquanto membros indicados por cada uma das Faculdades.

Ana Leonor Santos, António José de Mendonça (Faculdade de Ciências) e Pedro Inácio (Faculdade de Engenharia) integram a Comissão de Ética enquanto membros indigitados pelo Reitor.

A CE-UBI tem ainda representantes de cinco ordens profissionais, que foram escolhidos em 2019: José Pires Manso (Ordem dos Economistas), Lídia Videira (Ordem dos Enfermeiros), Manuel Sant’Ana (Ordem dos Veterinários), Miguel Ricou (Ordem dos Psicólogos) e Ricardo Brazete (Ordem dos Advogados).

A cerimónia de tomada de posse contou com a presença do Reitor da UBI, António Fidalgo, que deixou uma “palavra de agradecimento aos professores pelo serviço que estão a prestar à comunidade”, tendo ainda sublinhado a importância do trabalho que vão realizar: “As Comissões de Ética são cada vez mais chamadas a dar os seus pareceres, porque a questão da integridade e da honestidade intelectual é um ponto essencial, para o dia a dia das universidades”.

O Reitor tinha ainda outra mensagem de reconhecimento para José Martinez de Oliveira, impulsionador da CE-UBI e que ocupou a presidência da Comissão desde a criação. Deu agora lugar à nova presidente, e na hora da saída, António Fidalgo, destacou que o Professor Jubilado da Faculdade de Ciências da Saúde “nunca se coibiu deste trabalho, que fez sempre com muito empenho, dedicação e entusiasmo, algo que é excecional”.

José Martinez agradeceu a confiança demonstrada e considerou que a CE-UBI é um exemplo de bom funcionamento que se deveu à boa interação entre todos os membros. Como resultado, “a grande maioria das ações foram bem feitas e vão ser continuadas a melhoradas”, afirmou, lembrando: “Todos os anos temos acrescentado mais valor e iniciativas. Este será o caminho para que a Universidade também beneficie destas ideias de proteção e da garantia de qualidade e fiabilidade”.