Covid-19: Aumenta o surto em lar de Belmonte. Na Covilhã há um novo caso

Há mais uma utente e cinco funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte que tiveram teste positivo para Covid-19, apurou a RCC junto de fonte próxima da autoridade de saúde.

Sobe assim para 7 o total de utentes infetados, sendo que dois estão internados no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, CHUCB, confirmou João Casteleiro, presidente do Conselho de Administração daquela unidade de saúde, avançando que as doentes estão estáveis e na enfermaria Covid-19, disse à Rádio Clube da Covilhã.

Quanto a funcionários do lar, há mais 5 que tiveram teste positivo no rastreio efetuado ontem, subindo para 6 o total de colaboradores infetados.

A RCC sabe que a Unidade de Saúde Pública do ACES Cova da Beira continua a trabalhar em estreita colaboração com a equipa da Misericórdia, na identificação de contactos e nos procedimentos a seguir para isolar os idosos com teste positivo dos restantes.

No concelho da Covilhã, João Casteleiro confirma que há mais um colaborador do CHUCB que teve teste positivo para Covid-19. Trata-se de um auxiliar cuja” rede de contactos está a ser identificada e testada”, esclareceu o responsável.

O diretor do CHUCB frisa uma vez mais a importância de “nunca de descurarem as medidas de proteção, como o uso de máscara e a desinfeção das mãos, que são fundamentais para o controlo da doença”.

“Todos temos que ter uma atitude responsável para nos protegermos e proteger os outros”, diz João Casteleiro apelando ainda a que “não se discrimine quem tem a doença. Quem fica infetado não tem culpa, ninguém consegue evitar a 100% ficar contaminado, mas temos que ser previdentes”, afirmou.

Com a noção de que “o número de casos vai aumentar”, João Casteleiro não tem dúvidas de que depende de nós acontecer “quanto mais tarde melhor e quanto menos melhor”, referindo-se ao aumento do número de infetados.