Covid-19: CM Belmonte considera situação “controlada” e cancela Feira dos Santos “por segurança”

Em comunicado a Câmara Municipal de Belmonte confirma que há 14 casos ativos de Covid-19 naquele concelho, sendo que 7 se situam num Lar da Santa Casa, 1 funcionário e 6 utentes, tal como a RCC avançou ontem de manhã. A autarquia frisa que destes 7 infetados “3 se encontram assintomáticos e 4 com sintomas ligeiros da doença”.

Segundo o documento “os funcionários do lar D. Maria José Soares Mendes irão ser de novo testados hoje”, e, “por indicação da autarquia irão ser testados todos os utentes dos lares do concelho a expensas do Município”.

Os funcionários dos lares se maior dimensão, como é o caso deste da Santa Casa, serão testados ao abrigo de uma campanha de testes que a Segurança Social irá desenvolver.

Decisões tomadas após uma reunião entre entidades locais, Autoridade de Saúde e Segurança Social, refere ainda o comunicado.

A Câmara de Belmonte frisa ainda que face à situação epidemiológica, e “por não estarem reunidas as condições de segurança, entendeu dar parecer negativo” à realização da centenária Feira dos Santos em Caria, bem como outros eventos que estavam previstos para aquele concelho nos próximos dias.

A Autarquia sustenta ainda que a situação epidemiológica no Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral “está controlada”.