Serviços prisionais colocam Covilhã na lista de prisões com Covid-19

No sistema prisional português há mais de 40 casos de Covid-19, segundo avança a Rádio Renascença, frisando que o número tem por base a informação da Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), precisando que “21 são trabalhadores e 23 reclusos”.

Na lista de estabelecimentos prisionais com profissionais infetados inclui as prisões da Covilhã, Angra do Heroísmo, Porto, Leiria, Castelo Branco, Paços de Ferreira, Linhó, Santa Cruz do Bispo (masculina), Bragança, Vale de Sousa e Carregueira, para além dos centros educativos Padre António Oliveira, em Caxias; Navarro de Paiva, em Lisboa e Santo António, no Porto.

A direção-geral acrescenta ainda que “os trabalhadores encontram-se todos nos respetivos domicílios”.

Já os reclusos infetados estão todos em hospitais, uma vez que é isso que manda o protocolo, apesar de estarem todos assintomáticos. Dez estão internados no Hospital Prisional de São João de Deus e 13 nos Serviços Clínicos do Estabelecimento Prisional do Porto “que estão especificamente preparados para receberem, acompanharem e tratarem pessoas positivas à Covid-19”, esclarece.

Os reclusos internados são oriundos do Estabelecimento Prisional de Leiria (jovens), Estabelecimento Prisional de Caxias, Estabelecimento Prisional de Lisboa, Estabelecimento Prisional de Chaves e Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa.

Apesar da existência de casos positivos as visitas não foram suspensas. Estas mantêm-se, seguindo os princípios traçados que, entre outos, “preveem a prévia marcação e a separação física entre visitantes e visitados”, diz a DGRSP