ASTA com espetáculos em Portugal e Colômbia

A ASTA continua a apresentar os seus espetáculos “apesar dos tempos conturbados em que vivemos, quer em Portugal quer no estrangeiro”, anuncia a companhia que tem sede na Covilhã.

Para além dos vários locais de Portugal em que se vai apresentar nos próximos dias, “segue-se a Colômbia, subindo para 16 o número de países que já receberam os diferentes projetos da ASTA”, sustenta a direção da ASTA.

Lano Kaj Neĝo, a partir de A Lã e Neve de Ferreira de Castro, com direção do coreógrafo Miguel Pereira, e com as interpretações de Bruno Esteves, Carmo Teixeira e Sérgio Novo, sobe ao palco dia 6 de outubro, no cine teatro Semedo Curvo em Montemor-o-Novo, dia 10 será apresentado na Moagem, no Fundão, e a 19 de outubro será apresentado na Covilhã, no Condomínio do Associativismo, inserida nas comemorações dos 150 anos da elevação da Covilhã a cidade.

Além dos novos locais, o espetáculo já foi apresentado em Gouveia, Vila Franca de Xira, Famalicão da Serra, Covilhã, Porto, Beja, Évora, Guarda, Idanha-a-Nova, Manteigas e Castelo Branco.

Outro espetáculo de sucesso da companhia, “Paradjanov – A Celebração da Vida” será o espetáculo que representará Portugal no 19.º Festival de Teatro Colombiano de Teatro Ciudad de Medellín.

Apesar da pandemia, o festival realizar-se-á este ano de maneira virtual, com o espetáculo da ASTA a ser exibido no próximo dia 10 de outubro às 20 horas, hora colombiana. Está previsto que em 2021 a companhia covilhanense rume à cidade de Medellín, na Colômbia, para apresentar ao vivo o seu espetáculo.

Paradjanov – A Celebração da Vida é um espetáculo unipessoal, onde Sérgio Novo dá vida ao conceituado realizador arménio. O texto e a direção são do espanhol Pati Domenech, histórico e conceituado dramaturgo e diretor teatral cantábrico.

O espetáculo foi distinguido na Argentina em 2018 como Melhor Espetáculo Unipessoal, no Festival de Teatro Iberoamericano del Mar del Palta, onde Sérgio Novo e Pati Domenech foram ainda nomeados para Melhor Ator e Melhor Diretor, respetivamente.

Pradajanov – A Celebração da Vida conta agora com 36 apresentações em 6 países diferentes: Portugal (Covilhã, Setúbal, Vieira de Leiria, Sintra, Santa Maria da Feira e Idanha-a-Nova); Espanha (Santander, Burgos, Tenerife, Madrid e Barcelona); Itália (Gubio e Loreto); Arménia (Yerevan); Brasil (São Paulo, Santa Maria, Sorocaba, Votorantim e Salto); Argentina (Buenos Aires e Mar del Plata) e Colômbia (Medellín).