Tourism Explorer: Para entrar no setor do turismo. Uma porta para novas oportunidades

Com organização de Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal e com o apoio do Parkurbis, Tourism Explorers é um programa promovido para apoiar a criação, definição da melhor estratégia e adaptação do negócio a uma nova realidade.

À Rádio Covilhã, André Faria, da Fábrica de Startups, vinca que o programa “está aberto a qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, não só a jovens empreendedoras, como se julga”. Salienta que há mesmo quem esteja a “repensar a carreira” e que aqui pode encontrar uma oportunidade.

O programa vai já para a quarta edição e as anteriores “foram verdadeiros sucessos”. A iniciativa já envolveu cerca de mil empreendedores das 12 cidades onde decorre, e tem gerado “muitas boas ideias” para o setor, e, avança ainda André Faria, “60% dos negócios criados continuam ativos no mercado”.

Segundo explica, o programa é dividido em “Ideação”, que decorre de 21 a 23 de outubro, “em que se procura pessoas que podem até nem ter uma ideia muito clara e que aqui encontram mentores para ajudar nesse processo” e em Aceleração, de 3 a 26 de novembro, em que se procura a inscrição de “equipas que estão a trabalhar num projeto e que querem fazê-lo crescer”, esclarece.

A edição deste ano, tal como as anteriores, vai decorrer em simultâneo (através de Live Streaming), em mais 11 cidades portuguesas, além da Covilhã, Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Coimbra, Évora, Faro, Lagoa (São Miguel), Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu.

Devido à pandemia, “que trouxe graves constrangimentos ao setor do turismo”, esta edição pretende também “não só criar novos negócios, adaptados às necessidades do setor, mas também ajudar quem já está no mercado a adaptar-se a esta nova realidade e às novas tendências de fazer turismo”, explica ainda o responsável.


A participação é gratuita e as inscrições estão abertas até ao dia 7 de outubro.

André Faria revela que para a fase de ideação “as inscrições decorrem a bom ritmo”, semelhantes às de edições anteriores, enquanto para a fase de aceleração “há mais dificuldade”, o que considera normal porque há receio em avançar com negócios para o setor do turismo, o que o responsável considera o “reflexo das dificuldades que se vivem neste setor.

A Final Nacional decorre a 3 de dezembro.