CMC: Problemas de resíduos urbanos e entulhos têm muitas vezes origem falta de civismo

Resíduos urbanos, entulho e falta de contentores para recolha de resíduos urbanos, foram queixas de munícipes a que o vereador do CDS, Adolfo Mesquita Nunes, na reunião pública do executivo de dia 25 de setembro, deu eco.

O vereador centrista afirmou que, recebeu queixas referentes ao entulho de obras públicas, “como o teatro Municipal e na antiga PSP, que estarão a ser levados para uma encosta do Rio Zêzere para servir de alicerce a uma obra” que ali está a decorrer.

Mesquita Nunes questionou a Câmara para saber se a lei está ser cumprida, nomeadamente no que respeita à sua destruição, ou se a queixa que recebeu se revela verdadeira.

A recolha de resíduos urbanos, nalgumas freguesias “revela-se ineficiente” disse ainda o vereador, enfatizando que “é mais grave em algumas freguesias mais rurais”, questionando se o número de contendores é o adequado.

A limpeza do rio Zêzere, em especial entre a Ponte de Álvares e a Ponte Pedrinha, com árvores e entulho no leito foi outro dos temas abordados pelo vereador, frisando que “com a época das chuvas esta situação pode vir a ser um problema”.

Na resposta, Vítor Pereira explicou que a limpeza do rio e outras que foram apontadas, é pretensão da autarquia que sejam efetuadas, “as possíveis e dentro das necessidades que ocorram”.

Já sobre a questão do entulho de obras públicas, o presidente esclareceu que “desconhece o que se passa com essa matéria”, mas que naturalmente irá “averiguar se tal se está a passar e tirar daí as devidas consequências”.

Já sobre contentores, José Miguel Oliveira que para além de vereador é presidente do Conselho de Administração da ADC, explicou que “nesta matéria a principal dificuldade é o comportamento dos utentes”. Sustenta que houve um forte investimento nesta matéria, com a colocação de mais 150 ecopontos no concelho e o mesmo com contentores.

O vereador explicou ainda que se está a proceder, nalguns locais do concelho, à troca de contentores por outros que ficarão enterrados, mas é importante apelar ao sentido cívico da população, porque continua a assistir-se à colocação de resíduos ao lado dos contentores, quando existe na ADC um serviço de recolha de monos, de monstro e de verdes, vincou.

Imagem arquivo