Dia Municipal para a Igualdade: Na Covilhã centenas de estudantes “lutam” pela causa

Para assinalar o dia municipal para a igualdade, que hoje se assinala, centenas de estudantes de escolas da Covilhã, vão “lutar juntos pela causa” participando nas iniciativas propostas pela Coolabora na segunda-feira. 

O Dia Municipal para a Igualdade celebra-se hoje e pelo 10º ano consecutivo, a Coolabora apresenta um programa que não “o deixa passar em branco”. Devido à pandemia este ano será celebrado online, explicou à RCC Rosa Carreira, adiantando que “a luta é a mesma e os princípios que nos movem são os mesmos”, garantiu a dirigente da Coolabora e responsável por este evento.

Para a responsável o evento pretende “equilibrar a sociedade”, chamando a atenção “para a importância da participação das mulheres na vida pública e dos homens na vida privada, nas tarefas associadas ao cuidado”.

“Igualdade na Escola” é o tema central deste ano e Rosa Carreira vinca que é “mais fácil de conseguir a mudança social que nós queremos, incidindo em pessoas que ainda estão a formar as suas ideias”, acrescentando no entanto que não serão apenas os estudantes a participar nas iniciativas, mas também os docentes, que têm um papel essencial neste processo contra a desigualdade de géneros, uma vez que, ao lecionar acabam por “transmitir estereótipos de género e diferenciações que são prejudiciais para o equilíbrio social”. 

A organização salienta que vão participar centenas de estudantes neste evento, de 3 escolas covilhanenses, o Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, a Escola Secundária Campos Melo e a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, “numa partilha ativa de propostas para tornarem as escolas mais igualitárias”, diz a Coolabora . 

O ponto alto das celebrações será o Webinario que vai “parar” as 3 escolas envolvidas neste projeto, que vão entrar numa videoconferência e apresentar os resultados do trabalho realizado entre elas e a Coolabora antes da pandemia, em que os alunos foram incentivados a pensar como seria a sua escola se a igualdade fosse uma realidade. 

Além do Webinario, a Coolabora vai lançar, nesse dia, um concurso, “Gente Rebelde”, através do qual vão desafiar crianças e jovens, desde o 2º ciclo até ao ensino secundário, a apresentarem vídeos ou trabalhos multimédia sobre estereótipos de género. Consta ainda no programa o lançamento de vídeos com depoimento dos presidentes de Câmara da Covilhã, Belmonte e Fundão.