Semana do Bebé do CHUCB “ultrapassou” expectativas. Mensagem chegou a mil crianças

A 14ª edição da “Semana do Bebé” do CHUCB “ultrapassou as expectativas” disse, à Rádio Clube da Covilhã, Paula Correia da organização, frisando que mais de mil crianças assistiram às várias iniciativas que decorreram on-line.

“Houve uma adesão tremenda, tivemos mais de mil crianças a assistir durante os dias em que estivemos ligados às escolas e os seminários tiveram sempre lotação esgotada, o que é gratificante para nós, comissão organizadora”, sustentou.

Este é um evento que o Hospital organiza há 14 anos, e que pretende alertar para a “importância da primeira infância” e também para “aproximar a comunidade do hospital o que tem acontecido”, diz a responsável, afirmando que “uma das grandes vantagens desta iniciativa é estreitar laços com a comunidade”.

Do ponto de vista cientifico, a Semana do Bebé todos os anos traz “gente que é muito importante para a nossa atualização enquanto profissionais e para aconselhar os pais”, refere.

Chamar a atenção para a baixa “taxa de natalidade, em especial no interior, e para a parentalidade responsável” é outro dos grandes objetivos deste evento, que pretende por em “evidência que toda a comunidade é responsável pelas suas crianças”, daí contarem com uma rede de parceiros, como GNR, PSP, Bombeiros e até a UBI, avança ainda Paula Correia.

Segundo explica é também objetivo salientar as qualidades da região para aqui se criarem os filhos, “todos vivemos cá e somos pais cá e conseguimos avaliar” afirma, vincando que neste item o papel do “Bebé Estrela” é fundamental.

O “Bebé Estrela” é a primeira criança a nascer no CHUCB durante a Semana do Bebé. Passa a ser seguido pela equipa do hospital “sendo o representante de todos os bebés do seu ano” e “com o acompanhamento que fazemos vamos vendo as dificuldades que enfrenta na saúde e na educação, acabando por se conseguir monitorizar a sua geração”, concluiu Paula Correia.