UBI: Edição 2020/2021 da Academia Júnior de Ciências via Zoom

A edição 2020/2021 da Academia Júnior de Ciências começa hoje. O programa da sessão inaugural contempla a palestra intitulada “Um bit num milhão de bytes”, por Pedro Inácio, docente do Departamento de Engenharia Informática da UBI.

Na palestra os participantes irão poder ouvir várias aventuras do autor enquanto investigador cientifico e professor. “Numa dessas aventuras fica-se a saber como a vontade de ser um bom pai pode motivar uma investigação aprofundada do Android, ao ponto de quási-piratear jogos de computador. Noutra ainda se menciona como um pequeno ensinamento pode ficar adormecido até à génese de uma ideia publicada numa revista científica internacional.Pelo meio relatam-se episódios de geeks, e explica-se como um bom problema intratável pode ser melhor do que contar carneiros para adormecer”, pode ler-se na plataforma da UBI.

A atividade começa às 16h30, no Anfiteatro 2.12 e desta vez será realizada através da plataforma Zoom.

A Academia Júnior de Ciências vai para a 7.ª edição, e dirige-se a todos os estudantes do 12.º ano do Ensino Secundário, para experimentarem atividades que decorrem nos espaços nobres dedicados ao ensino e investigação.