Isabel Damasceno é a primeira presidente eleita da CCDR Centro.

Isabel Damasceno, ex-presidente da Câmara de Leiria, social-democrata, que presidia à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, CCDR, Centro desde janeiro deste ano, venceu ontem as eleições para o cargo, sendo a única candidata.

Foi eleita com 1 721 votos, tornando-se na 1ª presidente da CCDRC eleita pelos autarcas da região Centro. O ato eleitoral tinha 2 836 eleitores, 2 187 votaram, registando 378 votos brancos e 88 votos nulos.

Para vice-presidente, os presidentes de câmara da região elegeram o geógrafo Jorge Marques de Brito, atual secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Na Covilhã a Assembleia Municipal reuniu em sessão extraordinária para presidente de câmara, vereadores e deputados municipais votarem. Votaram 41 elementos, 26 a favor, 11 brancos e 4 nulos.

Numa nota, ontem à noite, o Governo referiu que as eleições para as 5 CCDR decorreram “com normalidade”, registando uma taxa de participação de cerca de 85%.

Na rede social Twitter, o primeiro-ministro António Costa saudou os eleitos, lembrando que, pela primeira vez, não foram nomeados pelo Governo, mas eleitos pelos autarcas das regiões.

Recordar que mais de 10 000 autarcas dos executivos e das assembleias municipais de cada câmara foram convocados para eleger pela primeira vez, através de colégios eleitorais regionais, os cinco presidentes CCDR, que eram até agora nomeados pelo Governo.

Os presidentes das Câmaras também elegeram um dos dois vice-presidentes destas estruturas. Os eleitos têm um mandato de quatro anos, embora nesta primeira vez, excecionalmente, seja de cinco.