Associação de Agricultores apresenta “produzir no campo, vender na cidade”

Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco,ADACB na qualidade de líder do projeto “produzir no campo, vender na cidade”, vai realizar amanhã, às 15:00 horas, o Seminário final do projeto, em formato webinar que contará, entre outros, com a participação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, do Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes e do Presidente da Direção da Associação, José Mesquita Milheiro.

“Produzir no campo, vender na cidade” é o projeto liderado pela Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, ADACB que integra plataforma online “cultivar.pt”, que pretende, “numa primeira fase e num momento tão complexo como o que estamos a atravessar face à pandemia de Covid-19, criar um espaço virtual que promova a comercialização de produtos locais e que, ao mesmo tempo, estabeleça uma ligação estreita entre produtores e consumidores”, explicou a Associação quando apresentou o projeto em abril.

A associação vinca que a filosofia da iniciativa é ajudar os produtores a escoar os seus produtos, para “obter rendimentos para continuarem a sua atividade e garantirem a sua subsistência”, considerando-a uma alternativa “para comprar produtos sem sair de casa”.

Segundo foi explicado, “numa segunda fase, este espaço contemplará informação sobre mercados, feiras, romarias e outros certames da região centro, com identificação de produtores e produtos, integrando ainda um estudo sobre esta temática e a disseminação de boas práticas”.

O projeto “produzir no campo, vender na cidade”, promovido em toda a região centro através de uma parceria alargada, liderada pela Associação de Agricultores de Castelo Branco e que entre outras parcerias tem também a Universidade da Beira Interior, “pretende semear a esperança e ganhar espaço ao futuro, valorizando o mundo rural e em particular os que trabalham a terra, combater a desertificação territorial, inovando procedimentos, sistematizando e melhorando a informação e comunicação sobre produtos, produtores, mecanismos de distribuição e espaços de comercialização”, esclarece a ADACB