Covid-19: Covilhã regista primeira vitima mortal. Há 100 hospitalizados e 36 óbitos na BI

O concelho da Covilhã registou no dia 5 a primeira vítima mortal devido à pandemia. Trata-se de um homem, de 76 anos, que aguardava ainda o resultado do teste realizado e que veio a confirmar-se ser positivo. No Concelho há 198 casos ativos.

Nos últimos três dias, nos concelhos da Beira Interior abrangidos pela ULS Guarda, registaram-se mais 3 óbitos cuja causa foi atribuída a Covid-19, nomeadamente um no concelho da Guarda, onde já faleceram 9 pessoas, e dois em Trancoso, subindo para três o número de óbitos neste município. Na Beira Interior já faleceram  36 pessoas.

Nestes territórios os novos casos continuam a aumentar. Entre dia 3 e dia 6 registaram-se mais 171 casos de Covid-19, com destaque para o concelho da Guarda que registou 72 e para Trancoso com 41. Há ainda novos casos nos concelhos de Almeida (10), Celorico da Beira (2), Figueira de Castelo Rodrigo (6), Fornos de Algodres (3), Gouveia (3), Manteigas (16), Mêda (4), Pinhel (2), Sabugal (3) e Seia (9). Neste período recuperaram 100 pessoas.

No hospital da Guarda estão hospitalizados 47 doentes, seis na Unidade de Cuidados Intensivos, segundo revela o boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira, ao final do dia, pela ULS Guarda.

Na Cova da Beira os novos casos também continuam a aumentar. No concelho da Covilhã há 198 casos ativos, no Fundão 139 e em Belmonte 151. No Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira estão internados 40 doentes, segundo revelou à RCC João Casteleiro, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar.

Já na área da ULS Castelo Branco, depois de um período de acalmia na área do Pinhal Interior Sul, nas últimas 24 horas registram-se naquele território 29 novos casos, sendo 19 em Proença-a-Nova, que passa a 39 casos ativos e 10 na Sertã, que passa a ter 23 ativos. Há ainda a registar novos casos em Idanha-a-Nova (4) e Penamacor (2). Neste período recuperaram 15 infetados, 14 em Castelo Branco e um em Vila Velha de Ródão. No hospital de Castelo Branco há 13 doentes com Covid-19 internados, dois deles em Cuidados Intensivos.