Covid-19: Surtos em lares na Covilhã estão “controlados”. Há 47 novos casos na Cova da Beira

Depois de uma ligeira descida registada ontem no concelho da Covilhã, o número de casos ativos de Covid-19 volta hoje a ter uma subida, uma vez que, os novos casos, (25), superam os recuperados (14), segundo os dados divulgados pela Autoridade Local de Saúde.

No concelho há 366 casos ativos, 356 recuperados e 6 óbitos.

Os surtos em lares do concelho detetados na última sexta-feira estão “controlados” segundo disseram os responsáveis à Rádio Clube da Covilhã.

No Dominguizo, José Matos, presidente da Junta de Freguesia revela que se mantêm 19 utentes infetados, dos quais 2 hospitalizados, e 10 funcionários também positivos, vincando que todos os infetados se encontram estáveis. Há ainda um óbito a registar entre os utentes.

No Lar Nossa Srª da Conceição, na Vila do Carvalho, não foram registadas mais infeções entre os utentes, mantendo-se um total de 7 positivos. No rastreio feito às funcionárias foi detetado mais um caso, subindo para 3 o total de infetados, embora “uma delas já recuperou e já voltou ao serviço”, disse Jaime Chiquita, presidente da direção do Lar à RCC, explicando que se trata da colaboradora que primeiro testou positivo, numa altura em que se encontrava de férias.

Jaime Chiquita refere que as instalações do lar já foram desinfetadas pela Proteção Civil Municipal e que todos os idosos estão sem sintomas. Já o Centro de Dia está encerrado e os utentes a aguardar a realização de teste para que posteriormente a instituição possa reabrir este serviço. Na Universidade da Beira Interior, segundo o último boletim divulgado pela instituição há 35 casos ativos, destes, 28 são alunos, 3 docentes, 3 investigadores e 1 funcionário. Na UBI já recuperaram 99 pessoas, das quais 92 são alunos, 2 docentes, 2 investigadores e 3 funcionários.

Ainda na Cova da Beira, mas no concelho de Belmonte nas últimas 24 horas recuperaram 23 pessoas e registaram-se 5 novos casos. Os ativos baixaram para 74. Há 187 recuperados e 7 óbitos.

No município do Fundão os ativos sofreram uma ligeira subida, fruto dos 17 novos casos e de 11 recuperados. Naquele concelho há 123 casos ativos, 314 recuperados e 16 óbitos.