Covilhã entre os 121 concelhos com recolher obrigatório noturno e nos fim-de-semana

O Governo decretou o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 no dias de semana, a partir de segunda-feira e até 23 de novembro, nos 121 municípios mais afetados pela pandemia, em que se encontra a Covilhã, Fundão, Belmonte e outros 7 concelhos da Beira Interior.

O anuncio foi feito pelo primeiro ministro António Costa, após o Conselho de Ministros deste sábado. O executivo determinou ainda que, ao fim de semana, o recolher obrigatório inicia-se a partir das 13:00 nos mesmos 121 concelhos.

Assim, nos próximos 15 dias, vai haver limitações de circulação também ao fim de semana. “Nos próximos dois fins de semana vigorará limitação entre as 13h00 de sábado e as 5h00 de domingo, e as 13h00 de domingo e as 5h00 de segunda-feira”. Significa que se mantém a liberdade de circulação apenas na manhã de sábado e domingo.

António Costa explicou que o comércio e a restauração não poderão receber clientes nos seus espaços, mas que “poderão continuar a funcionar como o fizeram no período de confinamento”, ou seja, podem funcionar em modelo de take away e entrega ao domicílio, mesmo aos fins de semana (desde que o cliente levante o produto até ás 13h00; as entregas ao domicílio poderão manter-se).

“Temos a nítida noção de que o convívio social tem um contributo muito importante para a disseminação” do contágio e que a propagação se desenvolve no período pós laboral, afirmou António Costa, que falava após a meia-noite, no final da reunião do Conselho de Ministros extraordinário, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, para concretizar as medidas do estado de emergência que vai vigorar entre segunda-feira, dia 09, e 23 de novembro.

António Costa defendeu que deve ser feito “tudo” para controlar a pandemia da covid-19. O primeiro-ministro afirmou ainda que as medidas tomadas até agora e os comportamentos não têm sido suficientes.