Cortes do Meio: 172 mil euros para criar Rota da Broa. Obra já foi adjudicada

A Junta de Freguesia de Cortes do Meio adjudicou, a 23 de novembro, a empreitada que prevê a criação da denominada Rota da Broa, que representa um investimento de 172 mil euros, avança a autarquia local. A obra foi entregue à firma Marmelo dos Reis Lda, “única concorrente e vencedora do concurso público”, destaca ainda a junta de freguesia. A empreitada tem financiamento de fundos comunitários do PDR2020 no valor de 50%.

O objetivo é requalificar o forno comunitário da aldeia, reabilitar as ruínas de dois moinhos de água junto ao Poço da Monteira e a criação de uma pequena rota pedestre entre estas duas estruturas, “requalificando o que é o nosso património”, destaca Jorge Viegas.

Com esta obra o presidente da junta considera que se preserva “um dos produtos de excelência da freguesia”, mas também “um ponto de referência diferenciador daquilo que é a oferta do concelho da Covilhã”, em termos turísticos.

O projeto prevê ainda a criação um site e uma aplicação para dispositivos móveis, que vão incluir conteúdos digitais de divulgação e promoção do território e património, bem como será realizado um documentário completo sobre o fabrico artesanal do pão e em especial da broa.

A empreitada que ontem foi adjudicada terá a duração de 270 dias, pelo que se prevê a sua conclusão em agosto de 2021, sustenta ainda a junta.