Governo assume que conclusão do IC6 não está prevista

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, assumiu esta quarta-feira que não está prevista nenhuma conclusão do IC6, itinerário que liga a Covilhã a Coimbra. O governante falava na audição ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação durante a discussão do Orçamento do Estado e respondia a questões de Cláudia André.

A deputada do PSD, eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, questionou o ministro sobre a construção do IC31, a requalificação da EN238 e a conclusão do IC6.

Relativamente ao IC31 Cláudia André quis saber “qual a dotação no orçamento de estado para a realização da obra e qual a data para o seu início?”. Sobre a conclusão da ligação Covilhã-Coimbra no IC6, a social-democrata quis saber se “há dotação para a conclusão da obra e se sim qual o montante previsto?”. No que diz respeito à Estrada Nacional 238, estrada que a parlamentar considera “um eixo rodoviário determinante para melhorar significativamente a acessibilidade dos concelhos da Covilhã, Fundão, Oleiros e da Sertã a Lisboa”, Cláudia André questionou Pedro Nuno Santos de forma a saber “se há dotação para a realização de uma obra estruturante e caso exista qual o montante previsto?”.

Pedro Nuno Santos assegurou que a construção do IC31 estará concluída “até Dezembro de 2026, pelo menos esta data nós temos, se for possível antes, mas até Dezembro de 2026 ela tem mesmo que ser inaugurada”, frisou.

Sobre a conclusão do IC6 a resposta chegou do Secretário de Estado das Infraestruturas que assumiu que não está prevista esta obra. “São um conjunto de vias que não estão na linha da frente dos investimentos”, disse, assumindo que apenas “a ligação entre Tábua e Folhadosa está prevista e irá avançar”.