Banco Alimentar pede ajuda para ajudar mais de 4mil pessoas na região

Os Bancos Alimentares Contra a Fome iniciam hoje a habitual campanha de recolha de alimentos, que irá durar até 13 de dezembro.

Na campanha “À nossa mesa há sempre lugar para mais um”, os portugueses podem contribuir através de vales de produtos, que estarão disponíveis até 13 de dezembro nas caixas dos supermercados ou através do portal online alimentestaideia.pt, onde podem escolher alimentos para doar.

O coordenador do Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira, Paulo Pinheiro, receia que a iniciativa não tenha tanta adesão, uma vez que, “muitas pessoas não vão fazer o seu donativo” porque “não se apercebem que a campanha existe e não se apercebem como o podem fazer”.

Paulo Pinheiro revela que os pedidos de ajuda aumentaram nos treze concelhos a que o Banco Alimentar da Cova da Beira dá assistência e na cidade da Covilhã triplicaram. Frisa que “mais de 4.300 pessoas” estão neste momento a receber ajuda, sendo que “em fevereiro tínhamos menos de 3mil pessoas”. “As crianças andam à volta das mil, o que nos deixa muito preocupados porque percebemos que há muitas crianças na nossa região que estão associadas a pobreza”, acrescenta.

O coordenador apela à ajuda de todos, alertando que a “situação é grave”. Vinca ainda que é fundamental que “todos percebam a urgência e importância do que qualquer tipo de donativo pode significar para quem tem muito pouco”.

“À nossa mesa há sempre lugar para mais um”, almeja, assim, sensibilizar e incentivar os portugueses para a partilha de alimentos com as famílias carenciadas que viram a sua situação económica agravar-se com a pandemia.