Ministro garante comboio a circular entre a Covilhã e Guarda até final do ano

O Ministro das Infraestruturas garante a reabertura da ligação ferroviária entre a Covilhã e a Guarda até ao final deste ano, disse durante a sua audição na especialidade no âmbito do Orçamento do Estado 2021.

Pedro Nuno Santos conta que até ao final de março estejam no terreno todas as obras ao abrigo do programa de investimentos Ferrovia 2020. A garantia foi dada esta quarta-feira pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação durante a audição na especialidade relativa ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Em resposta ao deputado Nuno Fazenda, eleito pelo PS No circulo eleitoral de Castelo Branco, que questionou especificamente o Ministro o prazo para a abertura da linha da Beira Baixa (ligação Covilhã-Guarda), o Ministro Pedro Nuno Santos anunciou que esta linha “estará pronta para ser inaugurada”.

Na mesma resposta, Pedro Nuno Santos confirmou que o comboio vai voltar a circular diretamente entre Covilhã e a Guarda “até ao final deste ano”, após praticamente mais de uma década de hiato.

Embora só estejam concluídas 8% das obras previstas no Ferrovia 2020, o governante mantém o compromisso de concluir todas as intervenções até ao final de 2023 – “não estamos a ter novos atrasos”. Até porque cada obra que for concluída para lá dessa data vai perder financiamento comunitário, disse ainda o governante.

(foto Vilson Alves)