“Mutualista com as Crianças” está de volta

A Mutualista Covilhanense está a promover a segunda edição do Programa de Saúde Infantil “Mutualista com as Crianças”. O programa que irá decorrer durante o ano letivo 2020/2021 é direcionado para as crianças que frequentam o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico de escolas das aldeias do concelho da Covilhã e conta com o apoio do “Mais Ajuda”, do Lidl Portugal.

De acordo com a nota de imprensa enviada à RCC, o “Mutualista com as Crianças” inclui cinco sessões temáticas, com várias atividades adaptadas ao meio online: “«Obesidade Infantil não!», «Lavar os dentinhos sempre!», «As minhas emoções», «Reciclar para do Ambiente Cuidar!» e «Vamos lá cuidar dos Olhinhos».

O Presidente da Direção da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, citado na nota de imprensa, afirma que pretendem “continuar a estimular hábitos de vida saudáveis desde a infância e, no campo do ambiente, sensibilizar para as questões ambientais, assim como para a problemática das alterações climáticas”. Frisa ainda que “é um projeto que conta com várias parcerias importantes e que está a merecer grande acolhimento por parte das escolas”.

Tendo em conta o atual contexto pandémico o “Mutualista com as Crianças” vai decorrer via internet com ligações às salas de aulas das escolas, através de plataformas de videochamada. Ainda assim a Mutualista Covilhanense garante que “quando (e caso) a atual situação de pandemia se altere, o programa poderá voltar ao seu formato original, que é o presencial e com rastreios de obesidade, visual e auditivo a complementar as sessões temáticas com atividades como workshops, demonstrações, conversas / debates ou trabalhos manuais”.

O programa aposta também na produção de ferramentas e material didático, para utilização e distribuição pela comunidade escolar. “Após cada sessão temática, é entregue às crianças um kit com informação e material diverso, para partilhar em casa, com o objetivo de sensibilizar também as famílias para os assuntos abordados”.