O Conservatório de Música da Covilhã foi galardoado com a Bandeira Eco-Escolas

O Projeto Eco-Escolas do Conservatório Regional de Musica da Covilhã, coordenado pela professora Inês Cardona e desenvolvido pelo 2.º ciclo na disciplina de Academia de Ciência, foi contemplado com a bandeira que reconhece o mérito do trabalho desenvolvido.

Segundo descreve a instituição de ensino, as atividades envolveram os alunos em atividades autónomas e de consciencialização ambiental, e algumas tiveram uma estreita colaboração dos alunos de 4.º ano, aproveitando a oportunidade para promover a articulação entre ciclos.

O Objetivo da escola com esta atividade “é incentivar os alunos a investigar e avaliar a prática de reciclagem em cada sala de aula; acompanhar o ciclo de vida dos animais, através da construção de ninhos e abrigos; a analisar condições necessárias ao desenvolvimento de vários tipos de plantas, bem como as suas características de acordo com a temperatura; a realizar trabalhos com recurso a materiais recicláveis”, vincam na sua página oficial sustentando que pretenderam “envolver a comunidade escolar”.

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.