Tourism Explorers: Já foi escolhido o representante da Covilhã na final nacional

A futura Startup Trassi – Plataforma Business Intelligence, ainda em projeto, foi a vencedora da fase regional da Covilhã do Tourism Explorers, evento organizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, e que na região tem como parceiros a UBI e o Parkurbis.

Jhonny Ocampo, um dos 4 elementos da equipa vencedora, que trabalha para transformar este projeto em empresa, contou à Rádio Clube da Covilhã que a plataforma Trassi será direcionada “a pequenas e médias empresas, localizadas no interior” a quem irão disponibilizar, “ferramentas de Big Data e inteligência artificial”.

Uma plataforma que “irá auxiliar nos processos de gestão dessas empresas”, mas que também terá uma aplicação mobile para “interagir com os turistas”.

Os responsáveis pelo projeto, naturais da Colômbia e a estudar na UBI, frisam que será uma ajuda para a Beira Interior e em particular para a Covilhã que agora representam e que consideram “sua” pois é aqui que escolheram estabelecer-se.

Esta vitória na semifinal regional significa mais um passo em frente no projeto e dá a “esperança de que tudo pode mudar”, disse ainda Jhonny Ocampo, destacando que “na área do turismo se sentem muito as dificuldades que pandemia trouxe”. A vitória é também “motivadora pela mensagem que engloba”, pois prova que “temos capacidade de inovar e a Covilhã é um centro de inovação, o que nos permite continuar a acreditar”, disse.

O jovem empreendedor afirma ainda que o projeto que agora vão defender na fase final do Tourism Explorers, concorrendo ao prémio final de 10.000 euros, irá avançar e será uma empresa “consiga ou não esse apoio”, garante.

Com esta vitória na Covilhã os jovens empreendedores ganharam 6 meses grátis de incubação no Parkurbis, Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã.

O Tourism Explorers foi lançado em 2017 e decorre em simultâneo na Covilhã, Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Coimbra, Évora, Faro, Lagoa (São Miguel), Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu.

Este concurso já premiou um representante da Covilhã, diplomado pela UBI. Tratou-se da plataforma ARTIST (vencedora da edição de 2018),da responsabilidade da Wicked Cat Interactive, de Pedro Pereira, CEO da empresa. Refere que o prémio no valor de 10.000 euros foi “uma ajuda financeira” para conseguir “manter a empresa numa fase inicial”, enquanto começava “a efetuar as primeiras vendas”. A Covilhã também já recebeu uma fase final do concurso, que este ano irá ter lugar a 3 de dezembro.