GNR identifica 6.427 idosos sós ou isolados na Beira Interior

A Guarda Nacional Republicana, na operação “Censos Sénior” que decorreu em outubro, com o objetivo de identificar a população idosa, que vive sozinha, isolada, ou sozinha e isolada, através da atualização dos registos das edições anteriores, identificou na Beira Interior 6.427 pessoas nessa situação, divulgou em comunicado.

Segundo os dados divulgados, o Comando Distrital de Castelo Branco identificou 1.842 casos nestas situação e o Comando da Guarda 4.585. A nível nacional apenas Vila Real teve um registo superior ao da Guarda com 5.065 a viverem sós e/ou isolados naquele território.

No país a GNR sinalizou 42.439 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, refere ainda o documento.

Durante a operação, “os militares privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla, furto e ainda para prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool, bem como para a adoção de medidas preventivas de propagação da pandemia COVID-19”, explica a GNR.

(foto arquivo)