Peso/Vales do Rio: Centro Interpretativo do Brulhão vai nascer na antiga pré-escola

A Junta de Freguesia do Peso e Vales do Rio pretende construir um Centro Interpretativo do Brulhão, no edifício da antiga pré-escola da freguesia, para “dar uma nova vida a uma infraestrutura da aldeia que se está a degradar e que se pretende revitalizar”, anuncia a autarquia local em nota de imprensa.

“É intenção da União de Freguesias do Peso e Vales do Rio requalificar o edifício de forma a refuncionaliza-lo como centro interpretativo ligado às tradições, património imaterial, onde o Brulhão, prato típico local, assumirá o papel agregador da vida rural”, é explicado na nota envida à Rádio Clube da Covilhã.

Segundo o documento, a Junta de Freguesia candidatou o projeto a fundos comunitários, ao abrigo do PDR 2020, e implica um investimento de cerca de 199 mil euros.

A proposta de revitalização do espaço prevê a requalificação arquitetónica e funcional do espaço “mantendo o máximo de elementos pré-existentes”, “sem colocar em causa a estética e funcionalidade do edifício”, destaca a Junta de Freguesia.

O projeto para o futuro centro interpretativo prevê uma área de implantação de 197,16 m2 e de 394.22 m2 de construção e é
composto, no rés-do-chão, por sala de exposição, receção, instalações sanitárias, copa e arrumos. No piso superior, cujo acesso será feito por uma escadaria exterior pré-existente, encontrar-se-á uma área de restauro de acervo, instalações sanitárias e arrumos.