13 investigadores da UBI entre os melhores do mundo (atualização)

Treze docentes da Universidade da Beira Interior (UBI) fazem parte de uma lista que identifica os 2% melhores investigadores do mundo.

A seleção é apresentada no artigo intitulado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, sobre autores e citações, publicado na revista PLOS Biology, em outubro, e abrange uma ampla variedade de áreas académicas: 22 campos científicos e 176 subcampos.

Segundo a nota de imprensa enviada pela UBI, a avaliação passou por duas categorias: “carreira, que mede o impacto ao longo da carreira (com dados atualizados até final de 2019) e impacto de investigação para o ano (contabilizado até 6 de maio de 2020)”.

Na categoria de carreira, a “UBI vê reconhecidos cinco investigadores. Por ordem de relevância, surgem Paulo Pimentel de Oliveira (Departamento de Engenharia Electromecânica), Hugo Proença (DI – Departamento de Informática), António Marques Cardoso (DEE, mas afiliado ao CISE), Luís A. Alexandre (DI) e Jorge Barata (Departamento de Ciências Aeroespaciais)”.

No critério de impacto de investigação para o ano, “são referidos 11 investigadores: Hugo Proença, Helena Alves (DGE – Departamento de Gestão e Economia), João J.M. Ferreira (DGE), Arminda do Paço (DGE), Paulo Pimentel Oliveira, Luís Alexandre (DI), Mário Franco (DGE), Victor Moutinho (DGE), António Cardoso Marques (DGE), Ilídio J. Correia (Faculdade de Ciências da Saúde) e Nuno Garcia (DI)”.

A “avaliação foi produzida por uma equipa liderada por um investigador da Universidade de Stanford (EUA), que faz um estudo dos investigadores que se destacaram pela projeção científica da sua investigação, com base nos valores de citações, de acordo com a reputada base de dados online da SCOPUS”.