Conselho Geral da UBI: debate da RCC foi “sério” e “esclarecedor”

Aconteceu ontem, dia 16, o debate entre as listas candidatas ao Conselho Geral pelo corpo dos Professores e Investigadores. Os três candidatos concorrem também pelo cargo de reitor da Universidade da Beira Interior.

Ana Paula Duarte, da Lista A, Mário Raposo, da Lista B, e Abel Gomes, da Lista C, discutiram vários temas como: a pandemia da Covid-19, o financiamento da instituição, a internacionalização, o apoio social e alojamento, a valorização das carreiras, a fixação de graduados na região, novas áreas de formação e a ligação da UBI com a região.

Os candidatos fizeram um balanço positivo do debate e Mário Raposo destacou o facto de “haver três candidatos para a reitoria da Universidade da Beira Interior” pois demonstra que “a UBI é uma instituição viva, e que há pessoas que se dispõem a ocupar este lugar”. Frisou ainda que “as ideias que foram aqui trocadas basicamente demonstram aquilo que cada um pretende para a universidade”.

Ana Paula Duarte referiu que o debate “correu muito bem, de uma maneira de muito salutar” e “que haveria sempre mais qualquer coisa a dizer” no entanto, o “essencial ficou dito”.

Abel Gomes vincou que foi “um debate mesmo sério, muito rico, em que nós os três pusemos em cima da mesa o que queríamos para a Universidade e nisso estamos todos de acordo: queremos todos o melhor para a Universidade”.

As eleições para o Conselho Geral vão acontecer amanhã, entre as 10h00 e as 17h30.