Estudante da UBI recebe prémio ibérico de Melhor Investigador Jovem

Edgar Nave, estudante de Doutoramento em Gestão da Universidade da Beira Interior (UBI), recebeu o Prémio WIN – Melhor Investigador Jovem no XXII Seminário Hispano Luso de Economía Empresarial, realizado em Ourense, Espanha, nos dias 5 e 6 de novembro.

Em declarações à UBI, Edgar Nave, afirma que “mais importante do que um prémio a nível ibérico foi o reconhecimento sobre a relevância do tema em estudo, os contributos oferecidos ao nível de metodologias e, acima de tudo, a motivação extra para o restante percurso, que se encontra sensivelmente a meio”.

O tema da sua tese é o “Empreendedorismo Internacional: Contexto, motivações e processo” e o objetivo é capturar e analisar facetas sobre a cultura internacional empreendedora das Pequenas e Médias Empresas. Além disso propõe verificar de que forma a criação de ambientes regulatórios institucionais mais favoráveis se traduziram num aumento efetivo da atividade empreendedora nas economias da União Europeia.

“Um pequeno contributo para as ciências empresariais, mas também para a globalização, para a liberalização do comércio e para um empreendedorismo sem fronteiras, capaz de gerar riqueza”, salienta Edgar Nave.

O WIN é realizado anualmente, no âmbito do Seminário Hispano Luso de Economia Empresarial e trata-se de um seminário para investigadores que se encontram em estágio de desenvolvimento da tese de doutoramento.

Este ano, a edição foi organizada pela Universidad de Vigo e limitou o WIN a seis teses, três portuguesas e três espanholas. No Seminário, os doutorandos devem “fazer uma curta apresentação sobre o tema em investigação, perante uma plateia e júri multidisciplinar”, esse júri “efetuará uma crítica construtiva, oferecendo contributos valiosos para a investigação em curso, sob uma perspetiva diferenciadora”.