UBI formaliza Centro de Competência em Computação Avançada

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinaram hoje, dia 16, um protocolo de cooperação para implementar um Centro de Competência em Computação Avançada na Covilhã.

Na prática estes Centros vão permitir “perceber a prescrição de antibióticos face ao historial clinico mas, também, ter acesso, na prevenção rodoviária, à análise sistemática de processos de desastres”, esclareceu, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O Ministro afirmou que vão ser instalados ao todo 6 Centros de Competência por todo o país, incluindo o da UBI, até ao primeiro semestre de 2021 e explicou que haverá “uma sala onde as pessoas possam ter acesso aos grandes computadores” e usufruir do seu poder computacional.

Manuel Heitor referiu que um dos fatores que fez com que o Centro fosse implementado na Covilhã foi o facto de “a UBI já pertencer a uma rede europeia de universidades e por isso, o Centro vem reforçar a capacidade da UBI de atrair estudantes investigadores de toda a Europa e de se ligar melhor a essa rede”.

Na implementação destes Centro de Competência em Computação Avançada é importante ter em conta que todas estas capacidades devem ser distribuídas por todo o país, sempre ligadas em rede.